Peelings químicos consistem na aplicação de substâncias que levam a uma renovação das camadas superficiais da pele. Cada paciente deve ser avaliado para definir qual o tipo de peeling mais indicado para o seu caso (acne, manchas, rugas finas, sinais de envelhecimento, melasma, lesões pré-malignas, etc). Os agentes utilizados nos peelings variam de acordo com o objetivo do tratamento, e os mais comuns são ácido salicílico, ácido retinoico, ácido tricloroacético, solução de Jessner, ácido glicólico, 5-fluoracil e fenol. Após a aplicação do peeling, ocorre uma descamação da pele que costuma se iniciar em cerca de 24-48 horas e se resolve em 7-14 dias.
Na prática, a luz pulsada e o laser são tecnologias que produzem radiação eletromagnética que visa atingir determinado “alvo” na pele. Esse alvo pode ser a melanina (presente nos pêlos e nas manchas de pele), pigmentos de tatuagem, hemoglobina (presente nos vasos da pele) e até mesmo a água. A escolha do equipamento e dos parâmetros dependem do objetivo do tratamento. Algumas das indicações mais comuns são: tratamento de rosácea, remoção de vasos sanguíneos superficiais, remoção de pigmentos de tatuagem, remoção de micropigmentação.
A microinfusão de medicamentos na pele (MMP) é uma técnica de administração de medicamentos no interior da pele, por meio de uma máquina acoplada a pequenas agulhas. A técnica pode ser utilizada no tratamento da queda de cabelo (principalmente no caso da alopecia androgenética, também chamada de calvície), cicatrizes, estrias e manchas brancas (hipomelanose gutata). O tratamento pode gerar um leve desconforto, mas suportável. As substâncias aplicadas e os parâmetros utilizados variam caso a caso.
A dermatoscopia consiste no exame das lesões de pele com um aparelho que permite um grande aumento da imagem. É um exame muito útil para o diagnóstico precoce de lesões suspeitas. Para pessoas com alto risco de câncer de pele, como as que tenham múltiplos nevos (pintas/sinais) ou que tenham histórico pessoal ou familiar de melanoma, é indicada a realização do mapeamento corporal total, que consiste no exame e registro fotográfico das lesões de forma periódica, para acompanhamento ao longo de meses/anos.
É um procedimento cirúrgico feito com anestesia local, no qual se colhe uma pequena amostra de pele para estudo em laboratório. A biópsia pode ser feita por meio de várias técnicas: por “shaving”, com auxílio de “punch”, por curetagem ou por excisão com bisturi. O procedimento é indicado para auxiliar no diagnóstico de algumas doenças dermatológicas e nos casos de suspeita de câncer de pele.
A crioterapia é um procedimento que utiliza o nitrogênio líquido (a uma temperatura de -196°C) e provoca o congelamento e de lesões cutâneas. Essa técnica em geral é feita por meio de um aparelho acoplado a um spray. A aplicação é feita no consultório, gera um desconforto local leve, que evolui com a formação de uma lesão avermelhada e posterior cicatrização (em cerca de 1-4 semanas). Essa é uma ótima opção de tratamento para lesões cutâneas benignas e malignas.
A Clínica Sanare está localizada no bairro Funcionários, região nobre de Belo Horizonte,
e conta com mais de 20 anos de história. Entre em contato para mais informações.
Palavra derivada do latim.
Significa cura.